#ComoUsar – Guia Rápido:
1. Localize a superfície onde será feita a colagem.
2. Faça o condicionamento ácido do esmalte.
3. Seque a superfície do dente (a umidade impedirá uma boa colagem).
4. Com o pincel descartável, aplique uma pequena quantidade de primer na superfície condicionada do dente.
5. Não é necessário fotopolimerizar o primer, mas, para diminuir deslocamento e contaminação, ele pode ser fotopolimerizado por 10 a 15 segundos.
6. Em casos onde uma retenção extrema é necessária, uma camada de primer pode ser aplicada sobre a base do bráquete e fotopolimerizado por 10 a 15 segundos para potencializar a retenção.
7. Aplique uma fina camada de resina na malha do bráquete, posicione e pressione levemente para fazer a remoção de excesso.
8. Bráquetes metálicos devem ser fotopolimerizados durante 35 segundos, sendo 20 segundos na incisal e mais 15 segundos na gengival, mesial ou distal do bráquete.
9. Em bráquetes estéticos a fotopolimerização pode acontecer pela labial por 20 segundos. A ponta do Fotopolimerizador deve ser colocada o mais perto possível da base do braquete durante o procedimento.
10. O arco pode ser colocado imediatamente.
#ComoUsar – Instruções Detalhadas:
1. Faça a profilaxia de cada dente por 10 a 15 segundos com pasta ou pedra pomes. Não use uma pasta a base de óleo ou com flúor, pois isto irá inibir o ataque ácido.
2. Lave e seque bem a área com ar comprimido livre de óleo e umidade. Não permita que o paciente cuspa.
3. Faça o condicionamento ácido.
4. Deixe o ácido agir sobre a superfície do dente onde será colado o braquete por 15 segundos. Dentes decíduos ou com fluorose precisam de mais tempo para ação, verifique orientações do fabricante.
5. Sugue o ácido para evitar que este espirre durante a lavagem.
6. Lave bem a superfície e toda a boca. Use um sugador para retirar o material. Não permita que o paciente cuspa ou contamine a superfície condicionada com saliva.
7. Seque bem a superfície do dente. Um esmalte bem condicionado fica com uma aparência esbranquiçada, caso contrário, repita o procedimento.
8. O esmalte condicionado não pode ser contaminado pela saliva. Se a contaminação ocorrer, reaplique o ácido por 30 segundos, seque e isole a área com roletes de algodão e sugador.
9. Em um bloco de mistura ou outro local apropriado, dispense 1 ou 2 gotas de primer e, com a ajuda de um pincel descartável, aplique uma fina camada sobre a superfície condicionada do esmalte.
10. Atenção! Excesso de primer na aplicação altera a consistência da resina, tornando-a mais fluída e favorecendo o deslocamento do bráquete.
11. Não é necessário fotopolimerizar o primer, entretanto, para evitar o deslocamento e a contaminação ele pode ser fotopolimerizado por 10 a 15 segundos.
12. Em casos onde uma retenção extrema é necessária, a capacidade de retenção do #2 pode ser potencializada. Para isso, uma simples preparação do bráquete é necessária. Basta aplicar uma fina e uniforme camada de selante sobre a malha de colagem, para, em seguida, fotopolimerizar por 10 a 15 segundos antes de aplicar a resina.
13. Aplique uma fina camada da resina na base do bráquete, posicione e pressione levemente na posição. O excesso de adesivo pode ser removido facilmente com um instrumental.
14. Bráquetes metálicos devem ser fotopolimerizados durante 35 segundos, sendo 20 segundos na incisal e mais 15 segundos na gengival, mesial ou distal do bráquete.
15. Em bráquetes estéticos a fotopolimerização pode acontecer pela labial por 20 segundos. A ponta do fotopolimerizador deve ser colocada o mais perto possível da base do bráquete durante o procedimento.
16. O arco pode ser colocado imediatamente após a fotopolimerização.
17. As intensidades dos fotopolimerizadores variam muito. Alguns aparelhos com maior ou menor potência irão requerer um tempo menor ou maior de fotopolimerização. Em geral, a superfície labial necessita de um tempo de fotopolimerização menor do que a lingual e a incisal.
18. O primer e o adesivo depois de retirados de suas embalagens não podem ser expostos à luz da cadeira ou do consultório por um período extenso. Isso pode provocar a polimerização do material.
19. Ao final do tratamento a remoção dos bráquetes pode ser realizada com uma pistola para remoção ou com um alicate apropriado. Conheça a Linha de Alicates OrthoMundi em http://abre.ai/alicatesom
20. Qualquer adesivo remanescente no esmalte pode ser removido com um instrumental ou com a Broca para Remoção de Resinas da OrthoMundi. Conheça em http://abre.ai/brocaom