Perguntas frequentes

Para facilitar a localização das perguntas do seu interesse, selecionamos as principais dúvidas sobre os Sistemas da MRC. Todas as perguntas estão organizadas de acordo com o assunto a que se relacionam.
Clique na pergunta desejada para ler a resposta.

Características

1. Não vai funcionar.

O Sistema TRAINER™ foi projetado para auxiliar na correção das causas das maloclusões. Se for usado corretamente, será sempre efetivo no tratamento desses hábitos orais inadequados. A conseqüente melhora na oclusão e no crescimento facial dependem amplamente de cada indivíduo. De qualquer forma, o aparelho é passivo e não oferece riscos. Quando o início do tratamento é precoce, os benefícios do crescimento facial aprimorado (como mostrado nos relatos de caso) e o potencial para tratamento ortodôntico menos complexo, são suficientes para determinar sua implementação. Sem tratamento, há grande probabilidade de piorar a maloclusão e o crescimento facial incipiente, particularmente em respiradores orais. É essencial tratar esses problemas – o que também prevenirá o desenvolvimento de DTM posteriormente. O emprego generalizado em todos os pacientes também comprova sua eficácia. É importante não negar a opção do tratamento com o TRAINER™ aos seus pacientes.

2. Qual o grau de sucesso do aparelho? Ele realmente funciona?

O Sistema TRAINER™ foi desenvolvido por Dr. Chris Farrell em 1990, em resposta à necessidade de um sistema que fosse fácil de ser usado e auxiliasse na correção de hábitos miofuncionais (função muscular) que causam maloclusões e problemas na ATM. Naquele período, muitos profissionais da Odontologia e da Ortodontia não reconheciam esses problemas e poucos os tratavam. Demonstrou-se que a capacidade do Sistema TRAINER™ de corrigir os problemas dos tecidos moles melhora o crescimento facial, o alinhamento dental e reduz a complexidade do caso, além de aumentar a estabilidade do tratamento ortodôntico. Leia esses relatos de caso nos catálogos, na internet e outros artigos publicados. Ortodontistas, Clínicos Gerais e Odontopediatras de mais de 70 países utilizam o Sistema TRAINER™. TODOS eles confirmam que o sistema funciona.

3. Há evidências sérias, tais como estudos clínicos, demonstrando o benefício dos TRAINERs™?

Os estudos sempre vêm após bons resultados clínicos. Há muitos estudos, ao longo dos últimos 100 anos, que comprovam que a influência dos tecidos moles é muito mais significante sobre o crescimento craniofacial e posição dental que os fatores genéticos. A maioria dos profissionais não lê ou implementa esses achados em seus tratamentos. Pesquisas mostram claramente que a prática ortodôntica atual não é consistentemente bem sucedida, e que a maioria dos casos apresenta recidiva após algum tempo. Além disso, estão bem documentadas as pesquisas que demonstram que a respiração bucal é a causa do crescimento facial incipiente, arcos estreitos e maloclusão. As pesquisas relacionadas aos TRAINERs™ estão em andamento, e vários estudos e casos clínicos mostrando o sucesso do Sistema TRAINER ™ já foram publicados (verifique lista de artigos publicados). É importante entender que as impropriedades na mensuração da dinâmica dos tecidos moles e as mudanças resultantes do uso do TRAINER™ são difíceis de se avaliar. A análise das mudanças secundárias nos tecidos duros e alinhamento dental claramente melhora a cada pesquisa clínica conduzida.

4. Há estatísticas da proporção de casos bem sucedidos tratados SOMENTE com os TRAINERs™ em comparação com o tratamento com outros aparelhos?

Isto varia muito de acordo com os grupos selecionados e as maloclusões apresentadas. Geralmente os pacientes entre 6-8 anos serão os com maior probabilidade de resolução completa apenas com o T4K™. Ainda assim, apenas 50% dos pacientes sem problemas graves não terão necessidade de outro tratamento. Todos os outros se beneficiarão de um tratamento menos complexo, melhor desenvolvimento facial, sem extrações e com melhor estabilidade.

5. O que garante que o Sistema TRAINER™ não é perda de tempo para as crianças e pra mim mesmo?

O Sistema TRAINER™ é usado e recomendado por Ortodontistas e Cirurgiões-dentistas e mais de 70 países no mundo atualmente. Chegou o momento de removermos as barreiras e compreendermos exatamente porque o Sistema TRAINER™ é tão eficiente. Milhares de crianças precisam de tratamento para seus problemas miofuncionais e a complacência de muitos profissionais lhes nega a opção de tratamento de que necessitam. As pesquisas também demonstram que alterações ortodônticas estruturais, quando desacompanhadas de função correta, rotineiramente falham. Isso está bem documentado. Não há método disponível com maior eficácia e com melhor relação custo-benefício para tratamento da respiração bucal, postura e função lingual anômalas, simultaneamente com o alinhamento da dentição em erupção que o Sistema TRAINER™ – antes, durante e após o tratamento ortodôntico (T4K™,T4B™,T4A™). Vale a pena tratar alguns casos simples e ver por si mesmo.

6. Seria ideal corrigir algumas anomalias em estágios precoces. Isto tornaria qualquer tratamento Ortodôntico futuro mais fácil e mais bem sucedido. Entretanto, caso o TRAINER™ não gere os resultados esperados, os pais não confiarão em mim para qualquer tratamento futuro. Simplesmente mudarão de ortodontista. Quero saber, um a um, quais os casos em que o TRAINER™ apresenta resultados previsíveis.

O contrário é verdadeiro. Muitos Ortodontistas observam crianças jovens cujos pais notam os sinais precoces de maloclusão. Freqüentemente nada é feito. Os pais preferem iniciar algum tratamento neste estágio. O Sistema TRAINER™ é ideal para manter contato com o paciente, ao invés de dizer “vá embora e retorne quando todos os dentes permanentes tiverem erupcionado”. Os pais também compreenderão que você está tratando as causas do problema, além de alinhar os dentes posteriormente. Veja o vídeo do Sistema TRAINER™.

7. O aparelho TMJ corrigirá o problema do paciente?

Sim, se o problema estiver relacionado a stress ou aos musculos. Se o problema for estrutural, o paciente precisa procurar um especialista em problemas de ATM. O principal é oferecer ao paciente um dispositivo que acabe com suas dores enquanto executa o tratamento estrutural. Este alívio, o aparelho TMJ proporciona.

Correção miofuncional

1. Há vários tamanhos diferentes?

A Myofunctional Research Co. é pioneira no emprego de desenho auxiliado por computador (CAD) para manufatura de aparelhos de tamanho único. Isto permite que um único tamanho seja o necessário para cada produto. O tamanho e espessura podem variar entre dispositivos particularizados, como T4K™, T4A™ e TMJ. Isto torna o sistema mais simples que os aparelhos prévios. O foco está na correção miofuncional, de forma que encaixes individuais para os dentes não são necessários. Os tamanhos estão presentes no Sistema Myobrace™.

2. Não há encaixes para dentes?

O Sistema TRAINER™ não é para os dentes, e sim para os músculos. É para a correção da disfunção dos tecidos moles. Não há necessidade de encaixes individuais para dentes. Os canais dentários e arcos labiais apresentam efeito similar, além de melhorar os hábitos miofuncionais. A remoção de forças musculares incorretas e a aplicação de forças leves sobre os dentes alinha a dentição. O Occluso-Guide® funciona de forma mais parecida com os braquetes, e tem os mesmos problemas de recidiva ao final do tratamento. A quantidade de uso diário também é bem maior, de 4 horas ao dia.

3. Por que todos os Trainers têm em sua parte distal uma seção transversal em forma de aerofólio?

Ao colocar na boca, o paciente é induzido a fazer Classe I, trazendo a mandíbula para frente (se o seu problema for classe II). Ao trazer a mandíbula para frente, separam-se verticalmente os dentes posteriores. Este espaço vertical causaria um problema na articulação (ATM). Com a forma de aerofólio, preenche-se este espaço vertical, provendo suporte aos dentes superiores.

Indicações e aplicações

1. Como diagnosticar se a criança tem ou não problemas miofuncionais?

Observe a criança enquanto estiver falando, bebendo e engolindo. Você verá se há uma movimentação muscular atípica dos lábios, língua e mentoniano.

2. Entendo como o formato dos TRAINERs™ pode auxiliar as crianças a descontinuarem seus hábitos orais indesejáveis. Entretanto, nem todas as crianças com hábitos deletérios desenvolvem maloclusões, e nem todas as maloclusões estão relacionadas a esses hábitos. Isto me diz que a musculatura é apenas um dos fatores. Por que eu deveria esperar tanto ao lidar com apenas um desses fatores?

Há muitas referências à íntima associação entre hábitos miofuncionais, crescimento facial e maloclusão. Somente as referências sobre respiração bucal e crescimento facial são numerosas o suficiente para garantir mais atenção ao diagnóstico das disfunções de tecidos moles (veja as referências científicas). Angle escreveu que suas observações indicariam que “quase TODA” maloclusão recebe alguma influência dos tecidos moles. É importante observar o paciente e verificar a íntima associação entre os hábitos miofuncionais deletérios, a forma do arco e a posição dos dentes. Pode valer a pena assistir a algum curso da Myofunctional Research para aprimorar seus conhecimentos sobre os sinais clínicos que devem ser tratados. Uma vez que se reconhece que a maioria das crianças apresenta esse problema e que isto orienta a maloclusão, o programa TRAINER™ torna-se essencial em toda prática Odontológica ou Ortodôntica. Deve-se tratar os músculos mesmo quando há outros fatores envolvidos.

3. O TRAINER (T4K™ ou T4A™) pode ser empregado se um paciente tem mordida cruzada posterior? Ou ela deve ser tratada antes?

Trate a mordida cruzada posterior antes, e depois use o TRAINER™ para estabilizar e tratar as causas miofuncionais. Veja o manual do T4K™.

Utilização e adaptação

1. Em que idade podemos começar a usar o T4K™?

Os melhores efeitos são obtidos na fase de erupção dos anteriores permanentes. Neste estágio, você não apenas tem um surto de crescimento, mas também o T4K™ auxiliará na orientação dos novos dentes até sua posição. Este é um bônus do tratamento dos hábitos miofuncionais. O ideal é entre 6 e 8 anos. No caso de mordida aberta e classe III você pode iniciar ainda mais cedo, se o paciente for cooperativo. Remova as extremidades distais se os primeiros molares não estiverem presentes.

2. É possível usar o T4K™ como uma placa de mordida para bruxismo ou o Aparelho TMJ™ para crianças?

Sim. Contudo, pacientes com bruxismo grave podem destruir o T4K™ Fase 1 facilmente, de forma que empregar o T4A™ com as extremidades distais removidas seria melhor nesses casos. Todos os nossos aparelhos auxiliam no controle do bruxismo.

3. TRAINER (T4K™ ou T4A™) pode ser empregado se um paciente tem mordida cruzada posterior? Ou ela deve ser tratada antes?

Trate a mordida cruzada posterior antes, e depois use o TRAINER™ para estabilizar e tratar as causas miofuncionais. Veja o manual do T4K™.

4. O Trainer pode corrigir o apinhamento dos dentes?

O apinhamento pode ser melhorado se for relacionado com problemas causados pelos músculos da língua, mentoniano ou atividade labial.

5. O Trainer pode corrigir o problema de arcadas atrésicas?

As arcadas irão expandir se há problema com o posicionamento da língua ou respiração.

6. O Trainer pode corrigir maloclusões mais severas?

Em maloclusões mais severas, como apinhamento grave, overjet e classe III, o aparelho pode ser usado primeiramente como uma melhoria no estágio inicial. Lembre-se: o princípio básico é corrigir/re-educar os hábitos miofuncionais, indispensável para se obter estabilidade no tratamento e um correto desenvolvimento facial.

7. Como o T4K™ funciona se um paciente tem caninos rotacionados? Pode-se rotacionar caninos com o aparelho?

O T4K™ não é particularmente bom para alinhar os dentes da dentição permanente. O T4A™ é mais alto na região dos caninos e irá alinhá-los, mas não corrigirá sua rotação.

8. O TRAINER™ pode ser usado como protetor bucal?

Não. Eles não foram projetados para proteção e não devem ser usados durante atividades esportivas. A Myofunctional Research Co. tem uma variedade de protetores para esse propósito. Estes protetores têm o desenho tecnicamente mais avançado do mundo. Veja a seção, no website, sobre os protetores POWRGARD®.

9. Nos casos em que os arcos dentais da criança sejam consideravelmente diferentes do formato dos arcos ideais dos TRAINER™s (isto é, maxila estreita), ainda devo usar o TRAINER™ como minha primeira opção de tratamento?

Sim. Se a criança tem entre 6 e 8 anos de idade, esta é a melhor opção de tratamento inicial. A melhora na posição da língua e na manutenção dos lábios unidos auxilia a criança a melhorar e ampliar a forma do arco. Se houver mordida cruzada posterior, é melhor que esta seja corrigida primeiro com um aparelho de expansão transversal ou o BENT WIRE System™ (BWS™). Para crianças mais velhas (fase tardia da dentição mista), é melhor começar com o TRAINER™, mas também fazer uso paralelo BWS™ ou outro aparelho para desenvolvimento dos arcos dentários. Geralmente, se o paciente é capaz de colocar o TRAINER™ dentro da boca e manter os lábios unidos por 5 minutos ou mais, o Sistema TRAINER™ é a primeira opção de tratamento para a maioria dos casos de maloclusão. Veja o manual para mais detalhes. Se a criança não for capaz de respirar pelo nariz ou apresentar obstrução nasal, há necessidade de intervenção médica antes de iniciar o tratamento. Casos extremos de Classe II e Classe III podem ter outro problema, o de encaixar o TRAINER™ na boca. Esses casos são os únicos em que o Sistema TRAINER™ não pode ser empregado de imediato.

10. Quando a criança deve mudar para o T4K™ Fase 2?

Após 6-8 meses. Use o T4K™ Fase 1 para obter cooperatividade máxima e assim que o T4K™ permaneça na boca durante a noite e o alinhamento dental tenha melhorado o suficiente para o T4K™ Fase 2 encaixar na boca sem desconforto, a mudança pode ser realizada. O T4K™ Fase 2 aplica mais força sobre os dentes anteriores, de forma que a criança precisa ter um alinhamento razoável neste estágio. Geralmente é melhor realizar a transição para o T4K™ Fase 2 recomendando seu uso durante o dia e o T4K™ Fase 1 durante o sono. Faça isso durante o primeiro mês para assegurar uma mudança mais suave.

11. Quais são as contra-indicações para o tratamento com os TRAINERs™?

Há poucas. Geralmente, se você tem um paciente desmotivado, ou um caso de maloclusão extremamente grave em que a criança não consegue manter o TRAINER™ dentro da boca. Também em caso de obstrução nasal completa. Veja o manual para informações completas.

Acompanhamento

1. Que tipo de informações eu preciso para começar o uso deste tratamento miofuncional?

Como o produto é passivo, não há perigo em aprender com o uso através do tratamento. Leia os manuais. Use pelo menos 5 T4K fase inicial para começar a entender melhor o tratamento e o uso. Assista às palestras e cursos sobre os Sistemas.

2. O que fazer se a criança se recusar a usar o aparelho?

A chave para o sucesso do TRAINER é a cooperação da criança. Isso é algo que deve ser estabelecido na primeira consulta, informando aos pais sobre a importância da correção dos hábitos miofuncionais inadequados. Esta não é uma forma de Ortodontia alternativa. É um tratamento para as causas de maloclusão e crescimento facial incipiente, relacionadas aos tecidos moles. Portanto, o tratamento é necessário para corrigir o crescimento facial e estabilizar o tratamento ortodôntico futuro. Caso a criança se recuse a usar o T4K™ (que é raro), esta é uma contra-indicação ao tratamento. Se os pais não estiverem motivados, esta é outra contra-indicação. Tudo isto se encontra no manual.

3. Quanto tempo o TRAINER™ deve permanecer na boca durante o dia?

O uso mínimo indicado durante o dia é o período de uma hora, para reeducação consciente dos hábitos de postura lingual, manter os lábios unidos e respirar pelo nariz. Depois, o uso durante o sono, à noite, para que o tempo seja suficiente para mudar esses hábitos.

4. O paciente deve fazer alguma coisa enquanto estiver com o aparelho na boca?

Estimule o paciente à, sempre que lembrar, fechar os lábios e encostar a ponta da língua no suporte lingual. Estes dois posicionamentos são, na maioria das vezes, automáticos, uma reação natural dos músculos quando o aparelho está em posição. Apenas lembre o paciente.

5. O que fazer se o TRAINER cai da boca da criança durante a noite?

No início do tratamento, o TRAINER™ VAI CAIR durante a noite. Quanto mais grave for o problema de respiração bucal e interposição lingual, maior a probabilidade de problemas com a queda do aparelho. Uma criança sem problemas miofuncionais manterá o TRAINER na boca facilmente durante a noite. Este é o objetivo do tratamento. Aumente o tempo de uso diurno se o uso noturno for problemático. Veja no manual.

6. Como o TRAINER™ deve ser higienizado? Com qual freqüência - diariamente/semanalmente?

Limpe em água corrente após cada uso do TRAINER™. Se desejar, escova e pasta de dentes podem ser utilizadas. Ferver os TRAINERs™ de silicone é possível, mas não se trata de uma necessidade. Também existem pastilhas efervescentes para este uso.

7. O uso sugerido para o TRAINER™ é de pelo menos 6-8 meses para cada fase. Quanto tempo o TRAINER T4K™ dura, se usado de acordo com as instruções? Por exemplo, um paciente com bruxismo precisaria de mais TRAINER™s para o tratamento?

Sugerimos a troca do aparelho a cada 6 meses. É importante que você diga ao paciente que não mastigue o TRAINER™, pois isso provocará rachaduras prematuras. Reforce isso com os pais. Como o T4K™ macio precisa ser flexível e adaptável, o silicone é resiliente, mas não pode suportar muita mastigação ou bruxismo. Se for desgastado pela mastigação, você pode determinar a troca por um novo, e cobrar por ele, caso o paciente e seus pais tenham sido informados desde o início. Às vezes é normal usar um segundo T4K™ Fase 1 ou iniciar o T4K™ Fase 2 antes dos 6 meses. Da mesma forma o T4K™ Fase 2 pode ser empregado inicialmente para uso diurno e o T4K™ Fase 1 para uso noturno. Isto permite o início da segunda fase mais cedo com boa cooperação e ainda aumenta a vida útil do TRAINER™ Fase 1. A Fase 1 do T4A™ pode ser usada com as extremidades distais removidas, como uma alternativa para o T4K™ Fase 1 em uma criança com bruxismo grave, ou que tenha destruído o T4K™ prematuramente pela mastigação. O material é mais macio que o do T4K™ Fase 2.Para maloclusões e disfunções do tecido mole, use o TRAINER™ até que o paciente mantenha os lábios unidos em repouso e que haja correção da deglutição. Isto geralmente requer mais de 12 meses.

8. É necessário usar ambos os TRAINERs (T4K™), Fase 1 e Fase 2?

Sim. É melhor seguir o sistema de duas fases. Contudo, pode haver casos de maloclusões mais leves em que o uso apenas do T4K™ Fase 1 está indicado. Quando houver apenas um problema miofuncional, somente o T4K™ Fase 1 pode ser empregado. A maioria dos casos requer o sistema de 2 fases.

9. Qual a diferença na ação dos TRAINERs Fase 1 e 2?

O TRAINER Fase 1 é melhor para obter cooperação e para adaptar em qualquer maloclusão. O TRAINER Fase 2 é melhor para alinhamento dentário, mas difícil de usar de início. Verifique o manual do T4K™ para mais informações.

10. Quando a criança deve mudar para o T4K™ Fase 2?

Após 6-8 meses. Use o T4K™ Fase 1 para obter cooperatividade máxima e assim que o T4K™ permaneça na boca durante a noite e o alinhamento dental tenha melhorado o suficiente para o T4K™ Fase 2 encaixar na boca sem desconforto, a mudança pode ser realizada. O T4K™ Fase 2 aplica mais força sobre os dentes anteriores, de forma que a criança precisa ter um alinhamento razoável neste estágio. Geralmente é melhor realizar a transição para o T4K™ Fase 2 recomendando seu uso durante o dia e o T4K™ Fase 1 durante o sono. Faça isso durante o primeiro mês para assegurar uma mudança mais suave.

11. O tratamento com TRAINER™ é doloroso?

Não. Alguma sensibilidade ocorre durante os primeiros dias, mas depois disso, geralmente não há dor.

12. Há efeitos colaterais indesejados conhecidos do TRAINER™?

Não há relatos de efeitos indesejados do Sistema TRAINER™. Por ser um aparelho passivo e muito flexível, que auxilia no treinamento da musculatura e no modo respiratório, há pouca possibilidade de efeitos danosos. Entretanto, a recomendação é a de sempre reavaliar o paciente regularmente e certificar-se de que as alterações dentais estão sendo suportadas pelas estruturas próximas.

13. Por que o TRAINER™ racha?

Mastigação nas extremidades. Isto ocorre ao longo do tempo e faz parte do desgaste normal. Geralmente após 6 meses algumas rachaduras irão aparecer no TRAINER Fase 1.

14. Se for necessário provar o TRAINER (T4K™) na boca de um paciente e eu me decidir por usar, por exemplo, o T4A™, como é possível esterilizar o aparelho que já esteve dentro da boca?

Regule a autoclave para o ciclo de temperatura mais baixa para os APARELHOS DE SILICONE. Para os DE POLIURETANO OU EVA TERMOPLÀSTICO, a esterilização a frio é melhor.

15. Quais ajustes podem ser aplicados aos TRAINERs™ e em quais casos?

Todas as instruções para ajustes estão no manual.

16. No momento de ajustar o aparelho, se houver necessidade de desgaste, tesouras ou alguma broca especial deverão ser usadas?

Tesouras são adequadas para os TRAINERs™. Pedras de baixa abrasividade são boas para fazer o acabamento.

17. É normal no período de experiência, ao começar o uso do TMJ, o paciente sentir dores?

Sim, isto pode acontecer. O paciente pode precisar tomar anti-inflamatórios na primeira semana e deve ser orientado a continuar a usar o aparelho, aumentando o número de horas gradualmente, até conseguir utilizar durante toda à noite. Isto acontece em no máximo 2-3 semanas.

Registros e especificações

1. Com que freqüência o paciente irá ao consultório durante o tratamento?

Em geral, 1 vez por semana durante o primeiro mês. Do segundo mês em diante, de quinze em quinze dias ou 1 vez por mês. O importante é ter certeza de que o paciente está utilizando o Trainer corretamente e durante o período necessário.

2. Depois das duas fases do TRAINER™, como posso manter os resultados atingidos? Os resultados são estáveis ou os hábitos deletérios podem reaparecer e arruinar o resultado?

Uma vez que os hábitos orais incorretos tenham sido corrigidos, eles geralmente se mantêm assim, a menos que ocorram novos episódios de alergias. Uma vez que deglutimos 2000 vezes ao dia, qualquer hábito que esteja presente será reforçado, exatamente como qualquer treinamento com outras partes do corpo. Se o selamento labial correto e deglutição sem atividade perioral foram obtidos, então o caso estará estável.

3. Qual é o sinal de que os hábitos miofuncionais deletérios foram corrigidos e de que o tratamento com o TRAINER™ foi bem sucedido?

A parte mais importante da correção miofuncional é a de que os lábios estejam unidos quando em repouso. Ou seja, quando a criança estiver sentada, sem conversar, os lábios devem estar unidos. Quando a criança deglute, não deve haver atividade perioral, por exemplo, sem contração do músculo mentual. Quando isso ocorrer, o tratamento estará terminado.

Comparações

1. O que é BWS = Bent Wire System?

Função: expandir a arcada superior.
Indicação: crianças de 10 a 12 anos – usar junto com T4K.
Vantagens:
Fácil de fazer: tempo (a assistente pode fazer).
Não precisa mandar para laboratório: custo e tempo.
Não causa trauma, nem interfere nos hábitos funcionais (língua, fala).
Baixo custo.

2. Minha experiência com aparelhos removíveis não é boa. Isto se deve à má cooperatividade que as crianças apresentam. Não estou certo de que eu poderia convencer crianças mais jovens a usar esses aparelhos, como o TRAINER™.

Esta é uma confusão comum, mas é válida. Algumas crianças realmente cooperam, e outras não persistem no programa do tratamento. Primeiramente, você deve compreender que o Sistema TRAINER™ é mais confortável que os dispositivos em acrílico. O programa de tratamento é fácil de ser seguido. Contudo, a criança precisa ser organizada e estar motivada, assim como seus pais. Se este for o caso, então a cooperação será boa. É importante entender que a cooperação é uma tarefa a ser cumprida pela criança, e não pelo Cirurgião-dentista. Todavia, a melhora atingida pelo tratamento será um benefício para toda a vida. Esta não é uma forma alternativa de Ortodontia, é um programa para tratamento de hábitos miofuncionais que provocam crescimento facial incipiente, maloclusões e recidivas.
Os princípios são:
a. Uma boa reunião com os pais, que esclareça quais são os problemas e objetivos.
b. Mostrar aos pais o vídeo com os pacientes ou fazer com que levem uma cópia para casa para mostrar a toda a família do que se trata.
c. Certificar-se de que a criança compreende o que é de sua responsabilidade. Faça com que leiam em voz alta as instruções para uso que estão dentro da caixa do aparelho.
d. Discutir sobre a necessidade do período de uso do TRAINER™ ser de 12-18 meses.
e. O TRAINER irá cair da boca durante a noite no primeiro mês, mas deve-se perseverar até que ele permaneça dentro da boca durante a noite toda. Esta é a primeira meta.
f. O uso MÍNIMO é de 1 hora diária, além do uso noturno. Associe o uso ao horário de assistir TV, jogos e a rotina prévia à de ir para a cama. Contudo, mesmo 10 minutos de uso em um dia são melhores que faltar um dia todo.
g. Entender que se pode economizar dinheiro do tratamento ortodôntico futuro, mas este não é o propósito real. O crescimento facial pode ser aprimorado (veja no site para pacientes) e o tratamento ortodôntico futuro será menos complexo (sem extrações) e mais estável.
h. Sempre dê aos pais a opção pelo programa TRAINER™. Não há motivos para não apresentar esta opção de tratamento.
i. Há uma cooperação incrivelmente maior com esses dispositivos do que com outros aparelhos funcionais feitos de fios de aço e resina acrílica.
Caso você queira saber mais sobre como melhorar a cooperação de seus pacientes, consulte o material sobre Expectativa, Motivação e Seleção de Pacientes.

3. Funciona como o Occluso-Guide®?

Não. Occluso-Guide® é um aparelho de orientação de erupção com o propósito único de corrigir o alinhamento dentário. É um sistema muito antigo. É muito mais volumoso que o Sistema TRAINER™ e não tem características para treinamento miofuncional. Quando posicionado, é difícil obter selamento labial. O Occluso-Guide® não se direciona a correção das disfunções musculares e, de fato, tem a capacidade de provocar algum aumento de dimensão vertical devido ao seu volume.

4. Eles são como as placas orais (Dr. Hinz)?

Sim. A porção anterior dos TRAINERs incorpora o desenho da placa oral. Isto obriga a criança a respirar pelo nariz. Esta é uma característica importante da placa oral e dos TRAINERs ™.
O Sistema TRAINER™ apresenta mais características que a placa oral, particularmente para reeducar a postura e função lingual, e, bumper labiais desencorajam a hiperatividade do músculo mentoniano.

5. Como o tratamento com T4F e T4U, usados somente uma hora diária + à noite enquanto dorme, consegue uma contenção melhor do que os aparelhos utilizados 24 horas?

Isto é simples porque se trabalha na contenção muscular e estrutural ao mesmo tempo.
As contenções fixas canino-canino ou o tratamento com Hawley não são tão eficazes porque não fazem a contenção muscular.
Deve se notar que a maioria das maloclusões é causada por problemas musculares.